Gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. Ela pode ser gastrite aguda, quando aparece repentinamente e dura pouco tempo ou a gastrite crônica, quando aparece aos poucos e demora a ser tratada.
Existem diferentes tipos de gastrite e as mais comuns são a gastrite causada pela bactéria Helycobacter Pylori e a gastrite nervosa.
A gastrite nervosa acontece principalmente após a pessoa passar por um longo período de estresse e ansiedade, que aumentam a quantidade de suco gástrico e pode acabar destruindo a parede estomacal.
Já a gastrite causada pela bactéria H.Pylori, é a mais comum das gastrites , uma infecção se não tratada, tem grandes chances de evoluir para pequenas úlceras gástricas ,que são feridas no estômago que podem causar dores intensas e até sangramento.
SINTOMAS:
– Dor abdominal, principalmente, na “boca do estômago”;
– Queimação;
– Náuseas e vômitos;
– Azia;
– Indigestão;
– Sensação de estômago cheio, mesmo sem ter comido nada.
COMO É O TRATAMENTO:
O diagnóstico é feito pelo médico gastroenterologista, onde será pedido exames para a certificação da doença, caso confirmado, ele prescreverá o melhor tratamento com as melhores abordagens para o seu caso em específico.
Mas existem algumas coisas que podem ser feitas em casa para ajudar no processo de recuperação, como evitar a ingestão de alimentos ácidos, como molhos e condimentos, também evitar comer alimentos gordurosos ou muito pesados.
Desenvolver um hábito alimentar mais regulado, com horários certos e estabelecidos para as refeições, também pode contribuir para a sua melhora.
O controle emocional é uma peça fundamental para uma boa recuperação da gastrite nervosa, já que nesse caso, o estômago está diretamente ligado ao cérebro e como você reage a determinadas situações.
Mesmo com essas dicas, é de extrema importância que você vá ao gastroenterologista, ele é o médico responsável por te orientar e diagnosticar, e te receitar medicamentos se necessário.
Texto escrito por: Grupo Hb life.
Fontes: Rede Dor São Luiz – Gastrite
Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde – Gastrite