Intolerância à lactose é a incapacidade que o organismo tem de digerir a lactose (açúcar do leite). Isso ocorre por resultado da deficiência ou falta de uma enzima intestinal chamada lactase. A lactase é responsável por transformar a lactose em carboidratos mais simples, facilitando a absorção.
Não ocorrendo a transformação devida, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovendo maior retenção de água e aparecimento de diarreias e cólicas.
É importante saber que, existe diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, onde uma pequena ingestão de leite ou derivados podem provocar reações na pele e no sistema respiratório.
A intolerância é um distúrbio digestivo e os sintomas variam conforme a quantidade de leite ingerido.
Os sintomas da intolerância se concentram no sistema digestório e melhoram com a interrupção do consumo. Surgem minutos ou horas depois da ingestão de leite e derivados ou de alimentos que que contêm leite em sua composição. Os sintomas mais característicos são, distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência (excesso de gases), náuseas, ardor anal e assaduras, esses dois últimos ocorrem após fezes mais ácidas.
Texto escrito por: Grupo Hb life.
Fontes: UOL – Dráuzio Varella – Intolerância à Lactose
Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde – Intolerância à lactose.